Institucional

A origem do nome "Academia da Criança"

Academia da Criança
Academia da Criança
Academia da Criança
Academia da Criança
Academia da Criança
Academia da Criança
Academia da Criança
Academia da Criança

Em, aproximadamente, 387 a.C. foi fundada por Platão, em Atenas (Grécia), a "Academia". Considerada um marco na história do pensamento ocidental, a Academia de Platão representa, essencialmente, a busca do conhecimento, do filosofar, em um desdobramento para pensar mais profunda e claramente.

Com a chegada do Terceiro Milênio a Educação avança por caminhos transformadores do Ser, buscando tornar em ação a essência iluminada do homem onde brilham sua intelectualidade e ciência em comunhão com sua capacidade de amar e sentir a vida.

O ponto de encontro entre as “Academias” é justamente a fé na vida e na capacidade do homem de se expressar em toda a grandeza que lhe compete.

Assim, entendemos que as atividades acadêmicas não são atributos exclusivos de uma faixa específica da escolaridade, pelo contrário, enxergamos que as crianças, entre elas mesmas, questionam, debatem, criam e concluem diversas coisas, produzindo em registros próprios da linguagem e da idade, conhecimentos próprios. Conhecimentos estes, de validade e fidedignidade para aquele momento do existir.

Esta é proposta de Academia da Criança, o alargamento da aplicação do conceito histórico da Academia. Criar um espaço de liberdade física, mental, psicológica, emocional e espiritual, onde a criança possa manifestar os seus múltiplos aspectos do viver e conviver.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A partir de uma visão holística e contemporânea da educação, a proposta da Academia da Criança desenvolve-se com uma base essencial de respeito ao Ser Humano, à nossa Terra e à vida em toda a sua plenitude. Nosso objetivo maior é facilitar o desabrochar integral do ser humano que é dono do amanhã. Com um perfil ecológico e humano investimos em um direcionamento afetuoso e estimulante em todas as atividades, respeitando as potencialidades infinitas de cada criança. Integrando família, escola e comunidade, acreditamos estar mais próxima da construção de uma consciência atuante e reflexiva, unindo forças para um compromisso maior com as exigências do nosso tempo.

Percorremos, então um Currículo rico em que são vivenciadas inúmeras experiências de amor e natureza, criatividade, compromisso social e cultural, e de respeito ao ser humano. Por tanto contamos com uma equipe altamente preparada nas áreas da psicopedagogia, psicologia infantil, nutrição e educação infantil, em ambiente totalmente preparado para o desenvolvimento pleno da criança.

FILOSOFIA EDUCACIONAL

Toda realização parte de um desejo. Valorizar a vida, o ser humano, a natureza, transformar o interior de cada um através do amor e do estímulo ao autoconhecimento, sempre foram caminhos que buscamos realizar. A pesquisa intensa trouxe-nos então a confirmação de tudo o que acreditamos.

Foi através dos postulados teóricos e práticas educativas desenvolvidas por Montessori, Froebel, Piaget, Freinet e Emília Ferreiro e da integração dos mesmos à realidade de nossa clientela, que reunimos de forma criativa nossa visão do mundo com as bases filosóficas mais condizentes com as necessidades de ecletismo e interacionalismo de nossa atualidade.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Proporcionar vivências nos planos lúdico, emocional e cognitivo, através de estimulação psicomotora, representações da realidade e atividades lúdico-educativas, para o desenvolvimento pleno da criança.
  • Propiciar condições à criança, para que ela gere pensamentos próprios, espírito de pesquisa, de imaginação, de crítica e o senso de responsabilidade e solidariedade;
  • Formar hábitos saudáveis de higiene, nutrição e ecologia;
  • Proporcionar verdadeira preparação intelectual e filosófica aos seus educandos, para que possam efetivamente alcançar sua realização pessoal;
  • Incentivar hábitos saudáveis e a prática de esportes;
  • Oferecer a criança um ambiente saudável, com vistas a aprimorar hábitos e atitudes que a habilite:
  • Compreender e respeitar os direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, da comunidade e da família;
  • Aperfeiçoar as formas de comunicação da criança, com aulas de Português e Inglês;
  • Desenvolver trabalhos de socialização e integração na comunidade participando ativamente de programas educacionais, culturais, esportivos, recreativos e sociais, junto à comunidade;
  • Estabelecer contatos e articulações com outros estabelecimentos de ensino, instituições culturais e com outras empresas educacionais, visando o aprimoramento da escola e da comunidade.

VALORES

  • Excelência
  • Valorização da Criança
  • Autoconhecimento
  • Autonomia
  • Sustentabilidade
  • Valorização da Família