Ambiente de Leitura

AMBIENTE DE LEITURA

O ambiente de leitura vem para valorizar o momento criança e o livro. Entendemos que o “simples” ato de ler é uma habilidade que deve ser desenvolvida no início da escolaridade das crianças. Conforme os PCNs (1998), a leitura tem função primordial na formação do aluno e sua relevância como prática de ensino é extrema. E para compreendê-la na sua totalidade, se faz necessário que se aprenda a ler e se leia muito. Agindo dessa maneira o aluno não encontrará dificuldades no seu desenvolvimento nas demais disciplinas, pois todas dependem da leitura.
Esse ambiente também tem função primordial para atender as criança do ensino integral, é nesse ambiente que elas estudam e realizam as atividades do para casa. Assim como relaxar após o almoço ouvindo uma música.
"Ninguém aprende a gostar de livros apenas ouvindo falar de livros, ou vendo-os de longe, trancafiados numa prateleira – é necessário que a criança pegue e manipule o ingrediente “livro”, leia o que está escrito dentro dele para sentir o gosto e verificar se essa atitude tem ou poderá ter aplicação prática em seu contexto de vida (Ezequiel Teodoro)."